quinta-feira, 10 de março de 2011

COMO TRABALHAR O CONCEITO DE LITERATURA EM SALA DE AULA

Jean-Paul Sartre, em seu livro “O que é literatura?” traz muitas inquietações sobre o universo literário. Peça para seus alunos formarem grupos e explicarem as seguintes afirmações feitas por esse estudioso.

1. A literatura nasce da literatura; cada obra nova é uma continuação, das obras anteriores, dos gêneros e temas já existentes. Escrever é, pois, dialogar com a literatura anterior e com a contemporânea.


2. Ninguém é escritor por haver decidido dizer certas coisas, mas por haver decidido dize-las de determinado modo. E o estilo, decerto, é o que determina o valor da prosa.

3. O objeto literário é um estranho pião, que só existe em movimento. Para fazê-lo surgir é necessário um ato concreto que se chama leitura, e ele só dura enquanto essa leitura durar. Fora daí, há apenas traços negros sobre o papel.


4. Ainda que o propósito do autor seja dar a mais completa representação do seu objeto, ele jamais conta tudo, sempre sabe de coisas que não diz. É que a linguagem é elíptica.

5. O autor não consegue ver sua obra com os mesmos olhos do leitor, pois já conhece de antemão o que está escritor. Ao ler sua obra, ele encontra seus pensamentos, seus desejos, sua interioridade. Ele nada alcança além dele mesmo. Portanto, ele pode avaliar sua obra, mas não pode senti-la. Sua função é apenas controlar os signos, ele não escreve para si.

6. Mesmo a literatura mais realista é fruto da imaginação, pois o caráter ficcional é uma prerrogativa indeclinável da obra literária. Se o fato narrado pudesse ser documentado, se houvesse perfeita correspondência entre os elementos do texto e do extratexto, teríamos então não arte, mas história, crônica, biografia.


7. Sendo a literatura uma forma de apreensão do real, é ideológica, pois sua criação passa por código ideológico.( Ideologia é o sentido geral da obra, capaz de colocar aquela representação onde os valores de uma sociedade se encontram.)


8. Falando de si, o poeta lírico fala de nós mesmos.


9. A característica definidora da literariedade de um texto é sua habilidade de desfamiliarizar, ou fazer estranho para nossos hábitos normais de percepção,  a linguagem habitual que nós usamos para descrever o mundo. É o estranhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário