quinta-feira, 10 de março de 2011

CACÓFATO

REDAÇÃO:  O  CACÓFATO

Cacófato:  Encontro de vocábulos ou sílabas que formam nova palavra de sentido ridículo ou obsceno. Exemplos:
“Se eu cozinho, eu lavo” (seu cuzinho); “ ela tinha uma loja” (latinha); “vou-me já” (mijar); “nunca ganhou nada” (caga); “vi ela” (viela); “eu amo ela” (moela); “ele tem fé demais” (fede); “uma mão” (mamão); “por cada” (porcada); “havia dado” (aveadado); “socara alho” (caralho); “marcar gol” (cago); “polêmica gay” (caguei) ; “música gospel” (cago) etc. Ele deve ser evitado nas redações, embora seja explorado nas músicas, nas piadas e na publicidade para criar humor e provocar reações nas pessoas.

“Mãe, queria agradecer por você ter me tido”. (Luciana Gimenez, apresentadora do Super Pop)

Explore o conceito de cacófato em sala de aula através da música Tico-tico, de Sandro Becker.

Tico-Tico

Tico-Tico é um gato
Que a Maria quer bem
Não dá, não troca, não vende
Nem empresta pra ninguém...
O Tico tem um defeito
Que não dá pra consertar
O defeito do Tico
É danado pra miar...
Tico mia na sala
Tico mia no chão
Tico mia na cozinha
Tico mia no fogão...
Tico mia no tapete
Tico mia no sofá
Tico mia no quarto
Toda hora sem parar...
Tico mia no colo
Tico mia na mão
Tico mia sentado
Em frente à televisão...
Tico mia no almoço
Tico mia no jantar
E a noite inteira
Tico mia sem parar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário