segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

TRABALHANDO FILMES NA SALA DE AULA: "VERÔNICA"

FILME: VERÔNICA
Duração: 87 minutos
Ano: 2009

Andreia Beltrão faz o papel de Verônica, uma professora de escola pública que, igual a muitas de sua profissão, ganha pouco, sonha em acertar na loteria, enfrenta uma sala de aula lotada de crianças barulhentas e, apesar disso tudo, procura fazer o melhor que pode em seu trabalho. Mora sozinha num quartinho apertado, tem uma mãe doente e enfrenta um processo de separação. Uma vida nada fácil, porém bem previsível, até que um dia um simples favor que ela presta a uma colega de trabalho irá mudar sua rotina para sempre. Ela não imaginava que deixar um de seus alunos na casa dele iria causar tanto rebuliço. A partir desse dia, ela precisaria se esconder dos traficantes para salvar o garotinho que ficara repentinamente órfão e não tinha para onde ir.
O filme traz cenas de bastante tensão como quando Verônica corre com o garoto para tentar se esconder dos bandidos. Traz também momentos de muita ternura, como quando ela decide adotar o menino. O envolvimento dos policiais com o tráfico é a realidade retratada no filme, que também se preocupou em mostrar que ainda existem policiais isentos de corrupção. O filme, no todo, é agradável de se vê não só pela correria de Verônica sob estampidos de tiros, como pelo perfil de mulher estampado __corajosa, guerreira, cheia de caráter e pela tocante mudança nos corações dos personagens (Verônica e seu aluno), que  constroem uma sólida relação de afeto em meio ao drama que vivenciam.     

( Sinopse do filme: Belinha, autora do blog Estaçãodapalavra)

Exemplo de atividades sobre o filme Verônica

I.                   Organização do roteiro:

01.  Relacione às cenas à devida organização dos fatos:
( 1 ) Situação inicial de ausência de conflito.
( 2 ) Cria-se uma expectativa para as personagens.
( 3 ) Quebra da expectativa.
( 4 ) Explode o conflito.
( 5) Busca a solução do conflito.
( 6) Clímax (auge da tensão)
( 7 ) Solução do conflito.

Verônica:
(    ) foge dos traficantes.
(    ) dá aulas e reclama da vida.
(    ) enfrenta seus adversários face a face.
(    ) procura a ajuda de pessoas como o ex-marido, Celma, uma amiga de escola.
(    ) consegue fugir para fora da cidade com a criança com a ajuda do ex-marido.
(    ) ao tentar deixar o garoto em casa, descobre que os pais dele foram assassinados.
(   ) Leandro ganha um pen-drive seus pais são mortos e ninguém aparece para buscá-lo na escola.

II.                Compreensão do filme:

02.  Como Verônica é caracterizada?

03.  Que objeto funciona como o fio condutor da história?

04.  O filme é composto de vários picos de tensão. Cite três momentos desses.

05.   O encadeamento de ações acarreta transformações nos personagens. Que mudança ocorreu nos planos de vida de Verônica?

IV. Interpretação dos dados do filme.

06.  O pai de Leandro previa ser morto. Quais as causas da morte no tráfico de drogas? E como combater o tráfico?

07.  O filme denuncia muitas questões sociais. Cite algumas dessas questões.

08.  A escolha do local nunca é por acaso. Por que a história se passa no RJ?

V. Intertextualidade:

09.  O que chama atenção no filme é seu poder de verossimilhança (de parecer possível a história acontecer). Nesse aspecto, diferencia-se do romantismo, no qual tudo é idealizado. No entanto, Verônica tem algo em comum com as heroínas românticas? O quê?

VI. Produção textual.

10. Escolha uma cena do filme e descreva-a de forma envolvente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário