domingo, 29 de janeiro de 2012

DEMOCRATIZANDO O ACESSO À LEITURA

O que fazer com aqueles livros que você já leu e não deseja mais guardar?

Nem sempre é possível doar para uma biblioteca pública. Pelo menos aqui em minha cidade, a Biblioteca Municipal está desativada por conta do velho descaso com a educação. Muita gente pode querer e até precisar de seus livros, mas você não sabe exatamente quem são e onde estão essas pessoas. Uma alternativa é cadastrar-se em um site de trocas de livros. Nele, você não apenas vai ajudar quem precisa, como vai beneficiar-se também, pois poderá solicitar um livro o qual também esteja desejando ter. Muita gente se queixa da falta de qualidade na educação, mas poucos fazem realmente algo para melhorá-la. Sim, você pode contribuir! Não precisa dar aulas particulares, visitar escolas, ser voluntário em nada (mas se quiser, nada contra, vá fundo), basta dar um chega para lá no egoísmo e procurar em sua biblioteca aquilo que você pode desfazer-se sem choramingar. O troca-troca de livros é uma ação inteligente, solidária e ecologicamente correta. Uma dica de site de trocas é o www.livralivro.com.br, mas procurando no google, vai achar outros.

Veja a descrição do site feita pela equipe do mesmo:  

Objetivo
O www.livralivro.com.br é um projeto destinado a fomentar a troca de livros entre a população.
Idealizador
O projeto foi idealizado e é mantido por Samur Araujo, mestre em Web Semântica pela PUC-Rio.
É uma iniciativa independente e gratuita. Nem por isso é menos importante! Se todos fizerem a sua parte, faremos do Brasil um país melhor.
Motivações
O projeto surgiu da necessidade de trocar um livro. Logo imaginei a possibilidade de desenvolver um web site para intermediar troca de livros entre pessoas.
Por atuar na área de desenvolvimento de sistemas para internet e estar cursando mestrado na PUC-Rio na mesma área, não tive dúvida que seria um projeto que poderia atender todas as minhas necessidades: trocar meus livros e aplicar meus conhecimentos adquiridos no mestrado.

Acredito que o projeto permitirá as pessoas terem mais acesso aos livros. Nem todos possuem uma biblioteca a seu alcance, e adquirir um livro novo é oneroso para os mais jovens.

O Livra Livro facilitará a aquisição de um novo livro dado que o único custo envolvido na troca é o custo de postagem nos Correios, que vária de R$ 3,00 à R$ 8,00 (de acordo com o peso) para enviar um livro para todo o Brasil.

Como Funciona?
É simples!
1. Você monta uma lista de livros que possui para trocar e outra dos que gostaria de obter.
2. Quando um usuário solicitar um dos seus livros, você o envia pelo correio.
3. O livro sendo recebido, você ganha 1 ponto para solicitar 1 outro livro.

Cadastre-se e descubra como é fácil trocar um livro.
Equipe LivraLivro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário