sábado, 21 de janeiro de 2012

AH, QUE SAUDADE DE NELSON RODRIGUES....

Sobre Nelson Rodrigues:

" Você está com saúde de vaca premiada". (Otto Lara Resende para Nelson Rodrigues, após este sair de quinze dias de coma)

" Criar era a razão principal de sua vida". (Cid Moreira, no Jornal Nacional, sobre Nelson Rodrigues)

" Ele é muito puro, ele é muito bom. E por isso mesmo ele é fundamental na formação de qualquer ator. Na formação de qualquer pessoa ligada ao teatro". (Fernanda Montenegro)

" O Nelson Rodrigues foi pra mim, até hoje, duas pessoas: um grande farsante e um grande trágico, verdadeiramente trágico e verdadeiramente farsante. E essas duas pessoas conviviam e se davam muito bem". (Cláudio Melo e Souza - jornalista e escritor)

" Ele era uma ator de si mesmo. Ele interpretava um personagem. Esse personagem era o contestador por excelência. O que tinha horror do aplauso e, no entanto, precisava que desesperadamente o aplaudissem" .  (Cláudio Melo e Souza - jornalista e escritor)

" A primeira peça dele estreada no Municipal foi recebida com indiferença pelo público e pela crítica. Quando ele percebeu que invés de aplausos, tinha conseguido apenas bocejos, ele foi pra casa furioso e em uma semana escreveu Vestido de Noiva" .  (Cláudio Melo e Souza - jornalista e escritor)

" O Nelson trouxe essa brasilidade para o palco, mas uma brasilidade não de caricatura, não de fazer o caipira ou coisa assim, mas a ideia de ser brasileiro" . ( Barbara Heliodora, crítica de teatro)

" Nelson, você deve ter errado. A peça não faz sentido. Não estou entendendo nada". (Sua esposa Elza, sobre a peça Vestido de noiva)

"Esse rapaz, o Nelson, tem um grande talento. A peça é formidável". (Manuel Bandeira, sobre a peça “A mulher sem pecados”).

"Li duas vezes. Achei mais interessante do que ‘A mulher sem pecado’. O que me agrada na peça é que não tem literatice". (Manuel Bandeira, sobre a peça ‘Vestido de noiva’)

"Nelson Rodrigues é poeta. Talvez não faça nem possa fazer versos. Eu sei fazê-los. O que me dana é não ter como ele esse dom divino de dar vida às criaturas da minha imaginação". (Manuel Bandeira)

"Caio de quatro e pasto". (Paulo Mendes Campos, elogiando as peças de Nelson Rodrigues)

Ruy Castro sobre Nelson Rodrigues:

"A úlcera deu-lhe duas outras coisas com as quais ele iria conviver: os analgésicos, que passou a tomar em quantidades industriais (quatro ou  cinco comprimidos de “Melhoral” por dia), sem saber que eles lhe irritavam ainda mais a úlcera __ e os suspensórios. No começo, tinha pudor deles, tanto que os escondia sob suéteres, fizesse frio ou calor. Depois conformou-se. Segurar as calças com o cinto provocava-lhe dor quase intolerável na região da úlcera".

“A ciranda de mortes em suas histórias fazia com que se dissesse, por exemplo, que ele dormia num caixão de defunto, que tirava sonecas entre quatro círios. Essas pessoas ficariam desapontadas se o vissem na intimidade: em casa, de pijama, às nove da noite, ouvindo discos de frevos pela Banda do Corpo de Bombeiros e indo dormir numa vulgar cama Drago com colchão de molas. Da qual só se levantava, no meio da madrugada, para aplacar os pinotes da úlcera com a papa de purê de batata e carne moída”.

FRASES DE NELSON RODRIGUES:


A propósito de aniversário, eu sou uma múmia, me considero uma múmia com todos os achados da múmia. Há uma convivência entre a minha velhice de forma formidável. (Nelson Rodrigues)

Eu acho que o jovem só pode ser levado a sério quando fica velho. (Nelson Rodrigues)

O único líder juvenil que eu conheço é o Mao-tsé-Tung. (Nelson Rodrigues)

Aos dezoito anos, o sujeito não sabe como se diz a uma mulher boa noite. (Nelson Rodrigues)

Eu era de uma ignorância enciclopédica, em matéria de amor e de tudo o mais. (Nelson Rodrigues)

O nosso querido Otto Lara Resende disse que o homem é triste porque morre. Eu digo não, o homem é triste porque vive. (Nelson Rodrigues)

Eu tenho a maior admiração pelo homem fiel. Eu acho que o homem e a mulher deviam ser fieis. Toda vez que alguém trai alguém, há um choque no universo. (Nelson Rodrigues)

Eu sou velho com os todos os achaques da velhice. (Nelson Rodrigues)

Não acredito no ateu autêntico. (Nelson Rodrigues)

Se cada um soubesse o que o outro faz dentro de quatro paredes, ninguém se cumprimentava. (Nelson)

Que Brasil formidável seria o Brasil se o brasileiro gostasse do brasileiro. (Nelson)

Todo o desejo, como tal, se frustra com a posse. A única coisa que dura para além da vida e da morte é o amor. (Nelson)

Se a carrocinha leva cachorro, por que não leva crítico? (Nelson Rodrigues)

É mulher? (pergunta que Nelson fazia toda vez que o telefone tocava para ele)

Eu vou a São Paulo dar um tapa nas ancas do Oswald de Andrade. (Nelson sobre as críticas que Oswald de Andrade  publicava a seu respeito)

Nunca na minha vida dei um cascudo nos meus filhos. Sou rigorosamente contra pancada na educação. (em entrevista)

O amor é sincero até quando mente.

Acredito que a maior tragédia do homem ocorreu quando ele separou o amor do sexo. A partir de então, o ser humano passou a fazer muito sexo e nenhum amor.

Se todos me vaiarem se só você me aplaudir, ainda assim, eu me sentirei como um Napoleão coroado. (Nelson, apaixonado, declarando-se a Ana Lúcia, que era casada)

Não ando em comissão, nem em manifesto, nem em maioria, nem em unanimidade. (Nelson dando sua opinião sobre a responsabilidade de resistência em relação aos militares)



Nenhum comentário:

Postar um comentário