domingo, 3 de abril de 2011

PROPOSTA DE REDAÇÃO SOBRE A LEITURA

DISSERTAÇÃO
Tema do ENEM de 2006: O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA
Veja uma redação que tirou dez no ENEM de 2006:
Quadro Negro
Se para Monteiro Lobato um país se faz de homens e livros, para os governantes diferente não poderia ser. O papel da leitura na formação de um indivíduo é de notória importância. Basta-nos observar a relevância da escrita até mesmo na marcação histórica do homem, que destaca, por tal motivo, a pré-história.
Em uma esfera mais prática, pode-se perceber que nenhum grande pensador fez-se uma exceção e não deixou seu legado através da escrita, dos seus livros, das anotações. Exemplos não são escassos: de Aristóteles a Nietzsche, de Newton a Ohm, sejam pergaminhos fossilizados ou produções da imprensa de Gutenberg, muito devemos a esses escritos. Desta forma, iniciarmos o nosso processo de transformação adquirindo tamanha produção intelectual que nos é disponibilizada.
A aquisição de ideias pelo ser humano apresenta um grande efeito colateral: a reflexão. A leitura é capaz de nos oferecer o poder de questionar, sendo a mesma frequente em nossas vidas. Outrossim, é impossível que a nossa visão do mundo ao redor não se modifique com essa capacidade adquirida.
Embora a questão e a dúvida sejam de extrema importância a um ser pensante, precisam ter um curto prazo de validade. A necessidade de resposta nos é intrínseca e gera novas ideias, fechando, assim, um círculo vicioso, o qual nos integra e nunca terminamos de transformar e sermos transformados.
A leitura é a base para o desenvolvimento e a integração na sociedade e na vida, porquanto viver não é apenas respirar. Se Descartes estiver certo, é preciso pensar. Pensando, poderemos mudar o quadro negro do país e construir o Brasil de Monteiro Lobato: quadro negro apenas na sala de aula, repleto de ideias, pensamentos, autores, repleto de transformação e de vida.
CITAÇÕES SOBRE LEITURA
A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.   ( Carlos Drummond de Andrade)
“Sem leitura não acumulamos vocábulos, não temos contato com pensamentos que descobrimos na leitura, não confrontamos nossas ideias com as do livro. Você precisa ser reformulado pelas ideias do outro e um livro é uma maneira”.  ( Nélida Piñon)
“A leitura engrandece a alma”. (Voltaire)
“A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo”   (Joseph Addison).
“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.  (Mário Quintana)
“O verbo ler não suporta imperativo”. (Daniel Pennac)
“O espírito que não lê emagrece como um corpo que não come” (Victor Hugo)
“ Uma boa leitura dispensa, com vantagem, a companhia de pessoas frívolas” (Marques de Marica)
“Um país se faz com homens e livros”. (Monteiro Lobato)
USE O TEMA DO ENEM PARA COMPOR SUA REDAÇÃO.  ANTES DE ESCREVER, REFLITA:
1.      Qual a importância da leitura e quais são seus benefícios?
2.      Ler dá sono?
3.      Como incentivar a leitura?
4.      A internet ajuda a formar leitores?
5.      Por que a leitura é algo tão desvalorizado nas políticas públicas do Brasil?
6.      Qual a importância de ser incentivado a ler logo na infância?
7.      Como a leitura deve ser apresentada à criança?
8.      A leitura é uma arma do cidadão contra as injustiças?
9.      Qual o papel dos pais na formação do hábito de leitura dos filhos?
10.  Ler é apenas decifrar códigos?
11.  Quais as limitações que a falta de leitura pode trazer para um indivíduo?
12.  E importante selecionar o que se lê?
13.  O que os governantes estão fazendo para fomentar o hábito da leitura?
Segundo levantamento realizado pela Unesco em 2008, no quesito leitura e compreensão de texto, o Brasil está em 47º lugar entre os 52 países pesquisados.    
A revista britânica "The Economist" foi além: para a publicação, o desinteresse dos brasileiros pela leitura constitui motivo de "vergonha nacional". Esse quadro está diretamente relacionado à nossa história. Estudiosos apontam que séculos de escravidão levaram os líderes do país a negligenciar o incentivo à leitura. Na primeira metade do século XX, o rádio tornou-se veículo de comunicação de massa, e a partir da segunda metade a TV chegou ao país legitimando a preferência dos brasileiros pela mídia eletrônica.
O livro está longe de ser o passatempo preferido da população. Apenas 35% dos entrevistados na pesquisa Retratos da Leitura no Brasil citaram a leitura como uma atividade realizada em seu tempo livre, enquanto 77% afirmaram assistir a televisão, e 53% disseram ouvir música. Acima do hábito de ler estão ainda o descanso (50%) e o rádio (39%).
Ou seja: grande parte dos brasileiros ainda não descobriram o real sentido da leitura e os benefícios que ela pode trazer a suas vidas. Em um de seus palpites infelizes, o ex-presidente Lula declarou não ler jornais porque "dá azia". Trata-se de um grande equívoco, afinal por meio da leitura as pessoas se expressam melhor, adquirem conhecimento, ampliam a imaginação e a criatividade, tornam-se mais tolerantes e têm mais condições de obter uma percepção histórica do mundo.
É papel do governo a formulação de uma política educacional e cultural que envolva sociedade, empresas e ONGs no desafio de mostrar às novas gerações que o hábito de ler deve ser exercido com ludismo, prazer, como um passaporte para a descoberta de sonhos e desejos, além de fonte de informação.
Algumas ações têm sido adotadas nesse sentido. Em 2008, o governo federal criou o Plano Nacional de Livros e Leitura, com o objetivo de impulsionar o setor por meio da abertura de bibliotecas e financiamento de editoras.  ( GAZETA)


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